quinta-feira, 16 de novembro de 2017

EDITORA 8 LANÇA DOIS LIVROS IMPERDÍVEIS






A 8 Editora e a Caravela Selo Cultural chegam com mais dois títulos da Coleção Presença trazendo os ensaios biográficos TRIO MOSSORÓ, UMA ANTOLOGIA, de Kydelmir Dantas e DEÍFILO GURGEL, NO REINO DA POESIA, NO REINO DO FOLCLORE, de Tarcísio Gurgel.
O primeiro revela a trajetória dos irmãos Hermelinda, João Batista e Oséas, nascidos em Mossoró (RN). Hermelinda, no triângulo, e João Batista, na zabumba, compuseram um trio com Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – logo no início de suas carreiras artísticas, fazendo participações em shows no circuito Rio de Janeiro e São Paulo, em 1962-63
Devo dizer que tudo começou com meus 14 anos para 15 anos escutando meu irmão Oséas Lopes (Carlos André) tocando sanfona e sempre cantando o repertório do Luiz Gonzaga. (João Mossoró)
Juntos com o irmão mais velho, Oséas, formaram o Trio Mossoró. Do primeiro disco, em 1962 até se desfazer, em 1972 o trio gravou 12 discos sendo até hoje referência do cancioneiro nordestino.
Grandes sucessos como Carcará, Mandacaru e Procissão foram gravados pelo trio.O segundo revela o encantamento e sutileza na obra de Deífilo Gurgel, o autor, seu irmão, mostra todo o amor e ensinamento do legado deixado pelo mestre.
Um poeta que, mesmo deixando uma obra considerada pequena, quantitativamente falando, marcou com o selo do seu talento a literatura da minha terra. Admiração igualmente por sua atividade de folclorista…// pôde mostrar grandeza como pesquisador especialmente sensível, de ânimo inesgotável, e com uma permanente disponibilidade de ajudar o nosso artista potiguar. (Tarcísio Gurgel).
Contatos com os autores:
Tarcísio Gurgel : 9 9431 8735
Kyldemir Dantas: 9 9979 4877
Expediente:
Data: 23/11/2017
Hora: 18h
Local: TEMIS CLUBE BALCÃO BAR – Av. Rodrigues Alves, 950 – Tirol (Sede do América)
Do portal: http://rubenslemos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM POUCO SOBRE MEUS ANTEPASSADOS

Meus bisavós chamados Manoel Cavalcante de Queiroz e Vigorvina Fontes Fernandes de Queiroz (Fotografias abaixo) nasceram na então Vila de Lu...