quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

De: André Madureira  
Cartão postal com vista para o cruzamento das avenidas Tavares de Lyra e Nisia Floresta, hoje Duque de Caxias, em 1934.
Quando entre os anos de 1927 e 1929 houve a mudança de concessão do sistema elétrico, passando a Companhia Força e Luz Nordeste do Brasil a gerenciar todo o sistema urbano da capital, várias foram as modificações vistas na cidade. Essas mudanças foram mais visíveis principalmente nas ruas.
Com a modificação e o aumento no traçado de algumas linhas de bonde, e ainda com a chegada à cidade dos "auto-ônibus", os principais cruzamentos da capital receberam os primeiros "controles de tráfego". Eram os chamados semáforos.
A inauguração desse novo sistema de transporte público, os "auto-ônibus", ocorreu em 14 de dezembro de 1929. Um desses veículos, que eram todos importados e montados aqui mesmo no Brasil, tinha um longo chassi fabricado pela Ford mas com para-choques, radiadores e rodas de outras marcas. O veículo que aparece aqui saindo da Av Tavares de Lyra, talvez um modelo de 1928, seguia pra o Natal Clube, no Grande Ponto.
Ele tinha carroceria ampla, balouçante e, segundo registros, uma rangideira infernal. Sua lotação máxima era próximo de 30 passageiros.
Fotógrafo: Desconhecido
Ano: 1934

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Marmore Ltda O granito Nero Ikeda tem uma combinação harmoniosa de cores e texturas, adicionando um toque extra de elegância a qualquer pr...